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Módulo de Treinamento

Módulo 14 - Recursos Humanos

Este módulo mostra como evitar riscos de contratações inadequadas e problemáticas e apresenta um roteiro para recrutamento e seleção de candidatos com foco em segurança, onde o principal objetivo é fornecer ferramentas importantes para que o recrutamento e seleção de candidatos, além de identificar os potencialmente qualificados tenha também foco em segurança com o intuito de diminuir riscos de contratações inidôneas que venham trazer problemas futuros.

DVD 1 - Como evitar riscos de contratações inadequadas e problemáticas

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Objetivos
Identificar candidatos potencialmente qualificados e íntegros e eliminar os mal intencionados. Orientar, detectar falhas, sugerir alterações e estabelecer planos de atuação ao departamento de recursos humanos.

Grade Curricular
- RH que recruta, mas não seleciona
- A urgência de se contratar e a falta de critérios mínimos
- Processos não recomendados. Seleção com base em:
  a) Preferências
  b) Impressões
  c) Paternalismo
  d) Apadrinhamento
- Em processos rigorosos de seleção, apenas 14% dos entrevistados são admitidos
- Recrutamento e seleção deve identificar candidatos:
  1) Potencialmente qualificados para o cargo
  2) Idôneos
- A problemática dos funcionários:
  a) Insatisfeitos
  b) Má índole
- Fraudes internas e externas, o pesadelo dos empresários
- Quando a empresa cresce, aumenta o volume das fraudes
- Fraudes: frutos da oportunidade
- Fonte das fraudes:
  a) 48% funcionários
  b) 21% Prestadores de serviço
  c) 17% Clientes
  d) 10% Fornecedores
  e) 04% Outros
- Por que o funcionário frauda a empresa que lhe deu oportunidade de trabalho:
  1) Necessidade psicológica
  2) Necessidade financeira
- Plano de prevenção a fraudes internas e externas:
  a) Preventivo
  b) Detectivo
  c) Corretivo
- Realizando seleção com foco em “segurança”
- Medidas preventivas antes da contratação
- Má contratação: prejuízo na certa
- Sua empresa já foi vítima de fraude?
- Crimes praticados por funcionários
- Custos diretos e indiretos decorrentes da dispensa prematura de funcionário
- Como posso me certificar de que não estou contratando a pessoa errada?
- Identificando candidatos íntegros, honestos e profissionais
- Identificando candidatos incompetentes, preguiçosos e desonestos
- Análise apurada de 6 mil candidatos descobriu que:
  a) 28% mentiram sobre referências de trabalhos anteriores
  b) 15% tinham passagem pela polícia
- O que é conduta pró ativa ?
- O que é risco? Como o risco é calculado na seleção de candidatos?
- Como pensa um candidato mal intencionado?
- Etapas para se contratar funcionários competentes e íntegros
  1) Planejamento de pessoal:
      - Estimando necessidades futuras
      - Pessoas certas, nos lugares certos, nas ocasiões certas
  2) Recrutamento:
      - Como atrair contingente suficiente de candidatos para abastecer o processo de seleção?
  3) Seleção:
      - Como identificar os candidatos mais aptos?
      - Cuidado com a primeira impressão
  4) Contratação
  5) Integração
- Falhas e crimes são frutos da oportunidade
- Aprendendo a reconhecer o funcionamento das fraudes
- Detecção antecipada de problemas
- Prevendo comportamentos duvidosos e pressentindo riscos
- Aprendendo a identificar sinais específicos da sobrevivência
- Intuição: nossa ferramenta de proteção
- Motivos para se negar a voz da intuição:
  a) Pressa na contratação
  b) Falta de dado concreto que confirme a suspeita
- Os sinais oferecidos pela intuição:
  a) Espanto
  b) Ansiedade
  c) Curiosidade
  d) Dúvida
  e) Hesitação
  f) Medo
- Confiando na intuição dos outros e não nas suas
- Atitudes diante da dúvida ou desconfiança:
  1) Negar o risco
  2) Reagir a essa previsão
- Qual o perfil do candidato e do funcionário que frauda?
- Quatro requisitos para uma pessoa delinqüir:
  a) Atratividade
  b) Oportunidade
  c) Disposição emocional
  d) Sensação de impunidade

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

 

DVD 2 - Roteiro completo para recrutamento e seleção de candidatos com foco em segurança

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Objetivos
Fornecer ferramentas importantes para que o recrutamento e seleção de candidatos, além de identificar os potencialmente qualificados tenha também foco em segurança com o intuito de diminuir riscos de contratações inidôneas que venham trazer problemas futuros.

Grade Curricular
- Qual o tempo para o preenchimento da vaga solicitada?
- Qual o custo operacional para se fazer todas as verificações necessárias na escolha do melhor candidato?
- Qual a permanência do candidato efetivado no emprego?
- Motivos que podem considerar o candidato inapto para a contratação:
  a) Problemas com documentação pessoal
  b) Pesquisa SPC/Serasa
  c) Antecedentes criminais
  d) Falta de experiência profissional
  e) Postura inadequada
  f) Avaliação psicológica
  g) Avaliação médica
- Fases para seleção de candidatos:
  1) Triagem dos currículos recrutados
      - Identificando currículos mentirosos, tendencioso ou omisso
  2) Preenchimento a mão de formulário padronizado pelo interessado pela vaga
      - A importância de colhermos a assinatura do candidato
  3) Apresentação de todos os documentos pessoais originais
      - A negativa e desculpas de candidatos que não apresentam toda documentação
  4) Verificação da autenticidade dos documentos apresentados
      - Aprendendo a verificar documentos adulterados ou falsificados
      - Como agem os golpistas?
      - A pegadinha do signo
  5) Breve entrevista de apresentação
  6) Verificação de dados e informações prestadas pelo candidato
      - Buscando referências com foco em segurança
      - Técnica policial para levantamento de mentiras do candidato
      - Perguntas chaves para o RH do antigo empregador do candidato.
      - O RH pode solicitar que o candidato apresente atestado de antecedentes criminais?
      - O RH pode indagar ao candidato sobre pendências bancárias ou restrições de crédito?
      - A empresa pode desqualificar candidato, após fazer pesquisa SPC/Serasa que constate restrições de crédito em seu nome?
      - Como saber se o currículo estudantil do candidato é verdadeiro?
      - Como posso ter certeza que o diploma apresentado pelo candidato é realmente autêntico ou se foi produzido em computador pelo próprio pretendente da vaga?
      - Como posso ter certeza que o endereço residencial fornecido pelo candidato condiz com a verdade?
      - A “verdade” sobre a “mentira”
      - Verificação no Orkut sobre a vida do candidato
  7) Aplicação de testes:
      a) de conhecimento
      b) de personalidade
      c) grafologia
      d) dinâmica de grupo
      e) psicodrama
  8) Entrevista de seleção
  9) Entrevista técnica
  10) Exames médicos
  11) Admissão

 

Módulo de Treinamento

Recursos Humanos II

O objetivo deste módulo é apresentar estratégias para realização de entrevistas, baseadas em técnicas usadas por policiais e jornalistas, que irão aguçar os sentidos do selecionador com o intuito de obter as informações necessárias para poder avaliar os candidatos. A intenção é tornar a entrevista mais proveitosa, produtiva e reveladora.Apresentação de recursos eficazes para selecionadores identificarem candidatos que não apresentam perfil para o cargo, faltam com a verdade e índole criminosa, minimizando assim riscos de má contratação.

DVD 1 - Técnicas especiais, proativas e seguras para entrevistar candidatos em processo de seleção

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Objetivos
Estratégias para realização de entrevistas, baseadas em técnicas usadas por policiais e jornalistas, que irão aguçar os sentidos do selecionador com o intuito de obter as informações necessárias para poder avaliar os candidatos. A intenção é tornar a entrevista mais proveitosa, produtiva e reveladora.

Grade Curricular
- Checando e confirmando informações do currículo
- Medindo a capacidade de comunicação do entrevistado
- O perigo das informações inverídicas e mentirosas
- Aprendendo a confiar, desconfiando
- Tipos de candidato:o que mente, omite e o criminoso
- Capacidade de previsão e o poder da intuição
- Sinais que nos chamam a atenção
- Mentiras e omissões mais comuns
- Estratégias para o entrevistador -Técnica policial
- O momento oportuno para iniciar a entrevista
- Entrevistar é diferente de conversar
- Conseguindo respostas difíceis
- Perguntas fundamentais para traçar perfil do candidato

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

DVD 2 - Como identificar inverdades, mentiras e omissões do candidato durante a entrevista

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Objetivos
Apresentação de recursos eficazes para selecionadores identificarem candidatos que não apresentam perfil para o cargo, faltam com a verdade e índole criminosa, minimizando assim riscos de má contratação.

Grade Curricular
- Entrevistador - Checagem das informações
- Quais os detalhes importantes a serem observados?
- Sinais que chamam negativamente a atenção do selecionador
- Perguntas que não podem faltar
- Aprendendo a interpretar sinais do candidato
- Inverdades, omissões, insegurança e medo
- Gírias, maneira de falar e imprecisões
- Técnica dos 3 erres: Repetir, Reformular e Requerer o Candidato
- Identificando mentira jocosa, oficiosa e maliciosa
- Movimento dos olhos, níveis de voz e linguagem corpórea
- Identificando o desejo do candidato em confrontar
- Entrevistado prepotente e arrogante
- Sinais de tensão, insegurança e descontrole
- Como descobrir que o certificado apresentado pelo candidato é verídico?
- Como saber se o endereço residencial do entrevistado é verdadeiro?

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

 

Módulo de Treinamento

Recursos Humanos III

Orientar, detectar falhas, sugerir alterações e estabelecer planos de atuação ao departamento de RH para prevenir práticas discriminatórias nas relações de trabalho, evitando assim vultosos prejuízos materiais, emocionais e ações de indenização contra a empresa.

DVD 1 - Como evitar atos discriminatórios no recrutamento, seleção e demissão de funcionários - Parte I

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Objetivos
Orientar, detectar falhas, sugerir alterações e estabelecer planos de atuação ao departamento de RH para prevenir práticas discriminatórias nas relações de trabalho, evitando assim vultosos prejuízos materiais, emocionais e ações de indenização contra a empresa.

Grade Curricular
- Responsabilidades do selecionador
- O que é igualdade de tratamento em processos de seleção?
- 11 fases para seleção de candidatos
- Discriminação e os limites impostos pela Legislação
- O princípio da não discriminação e sua aplicação às relações de trabalho
- Diferença entre Preconceito, Estereótipo e Discriminação
- Práticas discriminatórias mais comuns em processos de seleção
- Responsabilidade civil e criminal do responsável pelo recrutamento
- A Promotoria do trabalho e o Termo de Ajuste de Conduta
- Como evitar discriminação: Admissão, Durante o contrato e Demissão
- Modalidades de Discriminação: Sexo, Raça, Cor, Idade, Aparência física, Estado de Saúde, Estética (peso, altura, tatuagem e piercing), Marcas Decorrentes de Acidentes etc
- A problemática do currículo com foto, Local de Moradia, Cigarro , Religião, Violação á Intimidade (SPC/Serasa e atestado de antecedentes) e Opção sexual

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

DVD 2 - Como evitar atos discriminatórios no recrutamento, seleção e demissão de funcionários - Parte II

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Objetivos
Orientar, detectar falhas, sugerir alterações e estabelecer planos de atuação ao departamento de RH para prevenir práticas discriminatórias nas relações de trabalho, evitando assim vultosos prejuízos materiais, emocionais e ações de indenização contra a empresa.

Grade Curricular
- Modalidades de Discriminação: Religiosa, Violação á Intimidade, Opção Sexual e Fumantes
- Podemos exigir do candidato atestado de antecedentes criminais?
- Defesas apresentadas por empresas processadas por discriminação
- O RH pode solicitar SPC/Serasa dos candidatos? Discriminação em razão da moradia do candidato: Estática, Preferência e Distância
- Estado civil do candidato pode ser causa de discriminação?
- Discriminação com candidatos homossexuais
- O fumante pode ser preterido em processos de seleção?
- Anúncios discriminatórios:
  a) Principais erros na elaboração de anúncios de emprego
  b) Cases de anúncios de emprego com cunho discriminatório
- A ação do Ministério Público do Trabalho
- “Termo de Ajuste de Conduta” e a ação civil pública contra o RH
- Quais os prejuízos e conseqüências jurídicas para a empresa?

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

Módulo de Treinamento

Recursos Humanos IV

O objetivo deste módulo é fornecer panorama amplo sobre o tema “Revista Pessoal”, apresentando subsídios para que as empresas exerçam fiscalização de seu patrimônio de maneira legal e eficaz, sem infringir a legislação. A intenção deste vídeo curso é orientar empregadores e empregados a agirem de acordo com as leis vigentes, evitando abusos, confusões, discriminações e embates judiciais, além de mostrar como as empresas podem fiscalizar e impedir a subtração de mercadorias de maneira legal e eficaz pelo funcionário como também pelo cliente, sem infringir a legislação.

DVD 1 - Revista íntima de funcionários: o que é proibido e o que é permitido pela legislação

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Objetivos
Fornecer panorama amplo sobre o tema “Revista Pessoal”, apresentando subsídios para que as empresas exerçam fiscalização de seu patrimônio de maneira legal e eficaz, sem infringir a legislação. A intenção deste vídeo curso é orientar empregadores e empregados a agirem de acordo com as leis vigentes, evitando abusos, confusões, discriminações e embates judiciais.

Grade Curricular
- Poder de fiscalização do Empregador X Intimidade do Funcionário
- Revista íntima e os efeitos legais
- Princípio da “confiança” na relação de emprego
- Como se sente o funcionário honesto com a revista pessoal?
- O principio constitucional da presunção da inocência
- Modalidades de revista íntima
  a) Revista pessoal ou corporal
  b) Revista dos pertences do trabalhador.
  c) Revista visual: 1) Funcionário 2) Pertences do trabalhador 3) Imagens
  d) Revista eletrônica: 1) Detector de metais 2) Raio X
- Busca Pessoal: a) Preventiva b) Processual
- Decisões judiciais atuais da Justiça do Trabalho
- Banheiros e vestiários podem ter câmeras?
- Quais os excessos mais cometidos? Revista por amostragem é permitida?
- Limites da lei para a revista íntima
- O empregado pode recusar a participar da revista íntima?

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

DVD 2 - Revista íntima e as formas legais de prevenir desvios na empresa

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Objetivos
Mostrar como as empresas podem fiscalizar e impedir a subtração de mercadorias de maneira legal e eficaz pelo funcionário como também pelo cliente, sem infringir a legislação.

Grade Curricular
- Revista visual/Invasão de privacidade
- Revista nos pertences do funcionário: pode ou não pode?
- Julgados a favor e contra a revista pessoal
- Ação de reparação de danos e seus efeitos
- Como minimizar o furto no ambiente corporativo
- Dicas para não ferir a intimidade do empregado
- Estratégias para diminuir riscos de subtração na empresa
- Fiscalização do patrimônio sem ferir garantias individuais
- Meios lícitos para a defesa dos bens do empregador
- Como utilizar legalmente o CFTV legalmente para proteção do patrimônio
- Etiqueta eletrônica anti-furto
- Detector de metal ferroso e não ferroso
- Funcionabilidade dos aparelhos de Raio X
- Polígrafo (detector de mentiras) é permitido pela legislação?

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

 

Módulo de Treinamento

Recursos Humanos V

Facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis em demitir funcionários. As orientações fornecidas servem para qualquer tipo de demissão, seja por motivo de fraude, justa causa, contenção de despesas ou necessidade de enxugar o quadro de funcionários.

DVD 1 - Como dispensar funcionários de maneira segura - Parte I

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Objetivos
Facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis em demitir funcionários. As orientações fornecidas servem para qualquer tipo de demissão, seja por motivo de fraude, justa causa, contenção de despesas ou necessidade de enxugar o quadro de funcionários.

Grade Curricular
- Prevenção, Detecção, Correção, Demissão
- Funcionário fraudador: Idade, sexo, perfil, posição hierárquica
- A importância dos controles internos
- Colaboradores que trazem problemas
- Sintomas que podem levar a demissão - Sinais de alerta
- Identificando fraudes e desvios - Como se formam as suspeitas
- Como lidar com funcionário problemático ou fraudador
- Sabendo lidar com a “justa causa”
- Estratégias para provar na polícia e na justiça o crime cometido pelo funcionário
- Provas admitidas no direito
- Tipos de Testemunhas: a) Presencial b) De referência c) Referidas
- Perícia e corpo de delito

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

DVD 2 - Como dispensar funcionários de maneira segura - Parte II

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Objetivos
Facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis em demitir funcionários. As orientações fornecidas servem para qualquer tipo de demissão, seja por motivo de fraude, justa causa, contenção de despesas ou necessidade de enxugar o quadro de funcionários.

Grade Curricular
- Roteiro estratégico para a demissão:
  1) Evitando constrangimentos
  2) A importância do sigilo de algumas atitudes
  3) Fazendo a demissão por completo 4) Não negociar
  5) A celeridade de todo o processo demissionário
  6) A maneira correta de informar a demissão
  7) A objetividade vai fazer toda diferença
  8) Falando em termos gerais 9) O elemento surpresa
  10) Qual o melhor horário, dia e local para anunciar a demissão?
  11) Qual a duração da conversa sobre a demissão?
  12) Quem deve estar presente na reunião?
  13) Quem não deve estar presente?
  14) O que não devemos gerar na reunião?
  15) Qual a melhor maneira de reagir a ameaças numa reunião de demissão?
  16) Atitudes após a demissão e entrevista de desligamento

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

 

Módulo de Treinamento

Recursos Humanos VI

Comprometer todos colaboradores através de Plano de Política Anti Assédio apontando:
a) Condutas esperadas e adequadas no desenvolvimento das funções profissionais sempre embasados no respeito humano e na transparência das relações comerciais
b) Procedimentos não tolerados e inadequados com os valores morais e éticos da empresa

DVD 1 - Como prevenir assédio sexual no ambiente de trabalho - Parte I

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Objetivos
Comprometer todos colaboradores através de Plano de Política Anti Assédio apontando:
a) Condutas esperadas e adequadas no desenvolvimento das funções profissionais sempre embasados no respeito humano e na transparência das relações comerciais
b) Procedimentos não tolerados e inadequados com os valores morais e éticos da empresa

Grade Curricular
- Diferença entre assédio sexual por chantagem e por intimidação
- Diferença entre assédio sexual e abuso sexual
- Como se dá na prática, o constrangimento
- Efeitos psicológicos produzidos nas vítimas assediadas
- Como buscar apoio dentro da empresa
- Tipos de constrangimento: Verbal, Escrito, Mímica e Físico
- Meios de prova e o valor da palavra da vítima
- Bilhetes, presentes, e-mails, gravações sonoras e filmagens
- Prevenindo assedio entre funcionários/Campanha prevencionista
- Lei n. 10.224/01 e o crime do art. 216 A do Código Penal
- Deterioração do relacionamento no âmbito de trabalho
- Conseqüências Penais e Trabalhistas Punição para o assediador e a responsabilidade do empregador
- Direitos da vítima Demissão direta e indireta

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

DVD 2 - Como prevenir assédio sexual no ambiente de trabalho - Parte II

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Objetivos
Comprometer todos colaboradores através de Plano de Política Anti Assédio apontando:
a) Condutas esperadas e adequadas no desenvolvimento das funções profissionais sempre embasados no respeito humano e na transparência das relações comerciais
b) Procedimentos não tolerados e inadequados com os valores morais e éticos da empresa

Grade Curricular
- Peculiaridades nos processos de assédio sexual
- O segredo de justiça Valores indenizatórios vultosos
- A responsabilidade do empregador
- Assédio sexual pode originar vários tipos de processos trabalhistas
  1) Pedidos de indenização por danos morais
  2) Pedidos de rescisão indireta do contrato de trabalho
  3) Processo envolvendo demissão por justa causa
- Inquéritos policiais de assédio/Depoimentos chocantes
- Estratégias para prevenir o assédio na empresa
- A importância da prevenção junto aos colaboradores
- Campanhas Educativas internas
- Elaboração de “Manual de Conduta Disciplinar”
- Estabelecimento de padrões de conduta

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

 

Módulo de Treinamento

Recursos Humanos VII

Esclarecer, levantar o debate e dirimir dúvidas relacionadas ao assédio moral visando diminuir risco dessa odiosa prática no ambiente corporativo. O objetivo é evitar ações de indenização por danos morais e materiais contra a empresa.

DVD 1 - Assédio moral: estratégias preventivas para empresas - Parte I

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Objetivos
Esclarecer, levantar o debate e dirimir dúvidas relacionadas ao assédio moral visando diminuir risco dessa odiosa prática no ambiente corporativo. O objetivo é evitar ações de indenização por danos morais e materiais contra a empresa.

Grade Curricular
- Entendendo o que é “assédio moral”
- O que são relações desumanas e aéticas?
- Relações hierárquicas autoritárias e assimétricas
- Situações constrangedoras, repetitivas e prolongadas Métodos mais comuns de assédio moral nas empresas
- Exemplos de frases discriminatórias e humilhantes
- Estratégias usadas pelos assediadores
  a)Deterioração proposital das condições de trabalho
  b)Isolamento e recusa de comunicação
  c)Atentado contra a dignidade
  d)Violência verbal, física ou sexual
  e)A exigência de metas inatingíveis
- Assédio hierárquico
- Assédio Horizontal
- Entrevistas com vítimas de assédio moral

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

DVD 2 - Assédio moral: estratégias preventivas para empresas - Parte II

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Objetivos
Esclarecer, levantar o debate e dirimir dúvidas relacionadas ao assédio moral visando diminuir risco dessa odiosa prática no ambiente corporativo. O objetivo é evitar ações de indenização por danos morais e materiais contra a empresa.

Grade Curricular
- Tipos de chefes: Profeta, Pit Bull, Troglodita, Tigrão, O grande irmão
- Quem pratica o assédio moral? Pesquisas e dados estatísticos
- É possível assédio entre funcionários do mesmo nível hierárquico?
- Motivos do assediador a agir de forma vil
- Como a vítima deve proceder desde o início
- A possibilidade da rescisão indireta
- A problemática do tratamento desigual no ambiente corporativo
- Principais seqüelas nas vítimas: pessoal, familiar e profissional
- Efeitos da Lei nº 9.029/95 e suas conseqüências jurídicas
- Sofrimento físico, psicológico, social e econômico
- O que é considerado humilhação?
- A Justiça do Trabalho e as ações indenizatórias
- Danos morais e materiais e a responsabilidade solidária da empresa
- Punição para o assediador e a Demissão direta e indireta

(Inclui teste de avaliação para participantes e material didático para acompanhamento do treinamento)

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